sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A verdade por trás da frieza



Observar o que leva as pessoas a ser quem são é uma das coisas mais curiosas da vida, e eu sempre gostei de matar meu tempo com isso. Na maioria das vezes não encontro qualquer resposta: O chato é chato porque gosta de sê-lo e ponto final. Algumas coisas simplesmente são, e não se pode querer mudá-las ou mesmo compreendê-las.
                Vez ou outra esse tipo de reflexão sem sentido me leva a algum lugar, como, por exemplo, enxergar a autodefesa por detrás da arrogância e a solidão por detrás da frieza.
                Eu não me canso de repetir: autossuficiência é afrodisíaca. Nós gostamos de estar perto de pessoas que se bastam. Agem como se não precisassem de nada nem ninguém, e isso é fascinante.
                É preciso, entretanto, enxergar além: ninguém é tão autossuficiente a ponto de não precisar de amor. O amor não é dispensável nem pelo mais autêntico dos seres. Todos nós dependemos dele. Não importa se você não gosta de abraços ou declarações: Existem muitas formas de amor, inclusive as omissas, e você, decerto, precisa de alguma delas.
                A verdade por detrás da frieza é uma necessidade descomunal de amor. Uma necessidade tão grande que não consegue se revelar – fica subentendida, por medo de represálias. Por medo de não saber como manifestar-se.
                É difícil e até arriscado falar com tanto desprendimento dos sentimentos alheios (ou da falta deles). Mas é fácil reparar: Pessoas frias não sofrem da ausência de sentimentos. Elas apenas os suprimem, os guardam tão bem guardados que não conseguem compartilhá-los. E, em meio à falta de habilidade para sentir e amar, vem a solidão. Solidão que essas pessoas fazem questão de degustar – preferem o inferno da abstinência de amor, a terem que livrar-se de suas armaduras, de seus medos, de seus escudos, tamanha a dor que o desabrochar dos sentimentos lhes causa.
                Frieza não é falta e nem ausência. É excesso: de amor e de intensidade. A frieza só espera um abraço espontâneo, um sentimento que transborde pelos olhos e não precise de palavras, para que possa permanecer ali – intacto – em uma redoma de monossílabos vestidos de medo, sem que se tenha que pagar o preço com a solidão dos que pensam que não sabem amar. Mas sabem. Acredite –Eles sabem.

15 comentários:

  1. Engraçado ler isso "Observar o que leva as pessoas a ser quem são é uma das coisas mais curiosas da vida, e eu sempre gostei de matar meu tempo com isso", no dia nacional do Psicologo e repito o que me falam quando viajo nessa, você daria uma boa psicóloga... :D Me surpreendi, belo texto, matou meu tempo.

    ResponderExcluir
  2. perfeito!! obrigada pelos 3 minutos de leitura!! :)

    ResponderExcluir
  3. Esse texto não pediu permissão pra falar da minha vida, estou chateada! rsrsrsrs

    Bem, esse texto fala tanto de mim, mas tanto que eu nem tenho mais o que falar.
    Só tenho uma coisa a dizer, os que vestem a capa anti-sentimental, são aqueles que um dia já se jogaram de cabeça no amor que machucou tanto a ponto de não querer sentir mais, nunca mais. Porque a solidão dói bem menos, e com ela sabemos lidar melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente tenho que concordar contigo #Carol. Mas se dê um tempo, e esse tempo mostra que o gelo que criamos na solidão poderá derreter com um abraço verdadeiro, um olhar sincero, não digo o amor em seu sentido entre homem e mulher, digo o amor em si, quanto mais uma pessoa se conhece, mas ela tem medo de se mostrar, mas o caso serve pra refletir " Quem te quer por perto com defeitos, gestos e gosto?" Pensa ai e me responde. Beijo!

      Excluir
  4. Estou encantada com suas palavras e talento. Descobri por acaso, mas me tornarei presente aqui em seu blog. Muito Obrigada por transformar seu tempo em belas palavras. Abraço aperto =*

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ná, te conheci pelo Casal Sem Vergonha... Sou seu Fã. Você transparece uma autenticidade tremenda com os seus textos... Sempre direta, decisiva e encantadora... Por favor, não pare nunca de escrevê-los...!!! Um beijo...!!!

    ResponderExcluir
  7. Nathali, você não tem uma newsletter? Gosto da idéia de assinar e receber no email, sempre rs Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto... muito bem escrito.

    Adorei seu blog. Se tiver interesse em conhecer o meu, é novo: https://poesiasdakah.wordpress.com/.

    Beijos,

    Kátia

    ResponderExcluir