segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Por que o belo tem um quê de esquisitice



Gosto do que pouca gente se dá conta. Gosto, por exemplo, dessas pessoas que usam roupas fora de moda. Essa gente que usa a saia do verão passado, sem, absolutamente, se importar com isso. Exalam alegria consigo mesmas naquele vestido há muito longe das passarelas, e que coisa linda!
Gosto de ver pessoas acordando. Dá uma sensação de intimidade deliciosa um bom dia descabelado de quem quer que seja. Gosto de ouvir música nova, mesmo que não seja necessariamente nova: basta que eu nunca tenha ouvido.
Gosto mesmo de descobrir o inesperado. Se não gosto de pagode, quero logo descobrir uma boa música de pagode (ao menos uma) pela qual eu me apaixone perdidamente. Se não gosto de uma banda, vou ao show.  Sempre esperando descobrir algo maravilhoso que me faça mudar de idéia.
O mesmo eu costumo fazer com as pessoas. Sempre gostei de ser amiga do patinho feio, e não confunda isso com piedade. É que pessoas incompreendidas exercem um certo fascínio sobre mim. Ao contrário, pessoas que gostam de chamar a atenção geralmente não chamam a minha. Gosto de gente exótica pela própria natureza. Gente que acredita na gente, que aceita a gente.
Dessas pessoas que mudam de emprego, de cidade, de cabelo, de casa, de opinião... Essas pessoas desapegadas de dogmas e regras inúteis, que se apegam apenas ao que importa: valores e pessoas. 
Gosto, principalmente, da doçura. A doçura exagerada que para muitos é irritante, comigo é tiro e queda: Caio de amores. O sarcasmo forçado como artefato patético para chamar a atenção me faz soluçar de tanto rir. Só gente estúpida precisa se esconder.
Gente sincera me ganha também. Aquela sinceridade sempre conveniente de te dizer o que você precisa ouvir, sem jamais te magoar. Gente que não precisa de pequenas mentiras para agradar. Agradar com verdades é uma arte pra poucos, e eu gosto dos poucos.
Gosto de belezas incompreendidas, estrambóticas, que beirem o esquisito. O belo nunca é monótono. É estranho, inconveniente, inimaginável. É aquilo que não se revela, mas espera ser descoberto.

7 comentários:

  1. Me identifiquei demaaaaaaais! Leio os teus textos, me identifico.. Mas esse é uma daqueles que a gente lê e diz "Nossa! Parece que sou eu escrevendo/falando/pensando" hahaha adorei :D

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Me encontrei aki...rsrs...Exatamente eu!! Quanta alegria ver gente assim tipo eu...rsrs!! Sucessão...adorando seus textos!!

    ResponderExcluir
  4. Me encontrei aki...rsrs...Exatamente eu!! Quanta alegria ver gente assim tipo eu...rsrs!! Sucessão...adorando seus textos!!

    ResponderExcluir
  5. estava nas minhas lembranças do facebook pra data de hoje (só que em 2014) e continuo me encaixando nessas palavras perfeitamente.. Que bom <3 Adoro esse texto.

    ResponderExcluir